terça-feira, 3 de setembro de 2013

Na luta e na perseverança

Desde que me formei em fonoaudiologia tenho travado uma luta para conseguir me fixar no mercado de trabalho. Logo após que me formei passei a realizar audiometrias ocupacionais e depois fui contratado por uma clínica para atender pacientes pelo SUS.

A realidade como costumo dizer é dura, crua e cruel. Na faculdade aprendemos certas coisas que são diferentes quando já estamos atuando na profissão. Posso citar um exemplo, o exame de audiometria que serve para avaliar o limiar auditivo (o mínimo de som que a pessoa consegue escutar). No estágio começávamos por uma frequência e uma intensidade de 30 dB que era diminuída até o paciente não escutar mais o apito, então aumentando 5dB até que este conseguisse escutar o estímulo.

Quando comecei atuar com audiometria ocupacional precisei me adaptar ao tempo, sim, as empresas, pessoas querem que o fonoaudiólogo faça o exame "correndo" e aí corre-se o risco de errar um laudo e quem acaba se prejudicando é o fonoaudiólogo. Aqui fora tem que ser rápido.

Em relação à terapia, consegui um emprego numa clínica em que atuava dois dias por semanas e atendia perto de 40 pacientes com os mais diversos quadros, quadros inclusive que não cheguei a atender em estágio embora tenha estudado alguns nas cadeiras teóricas.

O que me prejudicou foi à inexperiência e também porque a minha chefe na época que também é fono me "vigiava" para ver como é que me saia diante dos pacientes. Outra coisa em que pequei foi em ter sido verdadeiro no sentido de demonstrar que não sabia.

Uma das coisas que aprendi é que você mesmo estando inseguro não pode demonstrar insegurança para os outros. 

Atualmente faço freelancer para uma colega numa clínica de medicina do trabalho, não sei por quanto tempo e o que ganho não é muito, mas mesmo assim preciso dar graças a Deus por ter um teto pra morar, por ter com que me alimentar, etc.

Espero que as portas do mercado de trabalho se abram para mim. Que Deus continue me dando forças para lutar e perseverar. 

2 comentários:

  1. Você precisa pensar, pensar, pensar, as oportunidades estão em todos os lugares, seja esperto e não se acomode, a internet é a melhor ferramenta para você obter contatos, as vezes grandes coisas precisam de grandes sacrifícios para serem alcançados lembre-se disso. Abraço e não desanime eu também jogo no modo hard. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As oportunidades são escassas na profissão de fonoaudiólogo no meu estado. Por isso estou trabalhando também de locutor que outro profissão que exercia antes de me formar na faculdade. Acredito que as portas vão se abrir. Estou na espreita.

      Abraço!

      Ikki

      Excluir