segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Quando a tristeza e a desmotivação caminham lado à lado


A tristeza é um sentimento que expressa frustração em relação a algo que não está bem. Ela pode ser definida de várias formas. Costumo defini-la como um sentimento ruim, tudo dependerá dos motivos, seja eles a perda de um ente querido ou o insucesso na vida pessoal e profissional e também está relacionada à baixa autoestima.

Na vida passamos por altos e baixos, perdemos e ganhamos. São várias as situações que passamos com apenas um proposito: Amadurecimento.

Você vai concordar que se pudesse, voltaria no tempo para corrigir algo de errado que fez no passado não é mesmo? Isso acontece porque você evoluiu e hoje consegue muito bem discernir o certo do errado.

Então ao se ver triste por não ter aquela (e) namorada (o), por não estar bem no trabalho e nos estudos, acaba-se desencadeando outro sentimento que é a desmotivação, quando você perde a vontade de fazer coisas que fazia com o maior gosto antes.

Tudo perde sentido e a vontade de sumir ou de se trancar no quarto isolando-se do mundo é imensurável. A frustração e a baixa autoestima são imensas e a dificuldade de sair de tais situações também é bastante complexa, a vida já não tem mais sentido e as esperanças de que algo mude para melhor são remotas.

E agora? Eis a questão? Como vencer isso tudo? As perguntas para alguns podem ser fáceis de ser respondidas, mas para outros que lutam contra a depressão e contra a si mesmos é bem difícil de ser respondida.

Para que ocorra a mudança há vários fatores relacionados: família: ela precisa estar ao seu lado dando força, carinho e mostrando como é importante; amigos: eles são importantes para aconselhar e oferecer um ombro amigo; você: isso mesmo! Se você tem depressão, é hora de tentar lutar embora seja difícil; o tratamento: seja como for, psicológico, psiquiátrico, neurológico, o que importa é que todos têm o seu papel, para isso basta você se "levantar" e mostrar a força de superação que tem.

Se você quiser vencer a tristeza e a desmotivação o primeiro passo a ser dado é: Acreditar em sim mesmo, acreditar que é capaz acima de tudo porque a vida é feita de vitórias e derrotas e com elas é possível tirar grandes lições. Acredite, tente e lute!

PS: As palavras que escrevi servem pra mim também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário